Enviando e-mails pelo WordPress

Para você que tem seu website baseado em WordPress e por algum motivo precisa enviar e-mails, deixo aqui a sugestão de envio de mensagens através do plugin “WP Mail SMTP“.

Este plugin reconfigura a função wp_mail() dentro do seu blog (ou site gerenciado pelo WordPress) e permite o envio de e-mails através de um servidor SMTP válido (óbvio). Ele também habilita dentro do menu “Configurações” a opção “E-mail”, onde faremos os ajustes para o uso correto deste plugin, desenvolvido por Callum Macdonald. Logo abaixo deixo a página do desenvolvedor e o link para obter o plugin.

http://www.callum-macdonald.com/code/wp-mail-smtp

A instalação acontece sem segredos ou dificuldade, seguindo o padrão dos demais plugins. Após instalá-lo e ativá-lo, vamos mostrar as configurações necessárias para o seu funcionamento.

Configurando o envio de e-mails no WordPress

Apenas para localização, eis os dados do plugin

Plugin WP-Mail-STMP permite enviar e-mails pelo WordPress através do protocolo SMTP.
Plugin WP-Mail-STMP permite enviar e-mails pelo WordPress através do protocolo SMTP.

 Após instalar e ativar, vamos efetuar as configurações necessárias, acessando a tela de ajustes através do caminho abaixo:

wp-mail-smtp-tela02

Na tela que se abrirá, você terá os seguintes campos para preencher:

From Email – endereço do remetente. Será este e-mail que aparecerá para os seus destinatários.

From Name – nome do remetente. Será este nome que aparecerá para os seus destinatários.

Mailer Mailer – marque a opção “Send all WordPress emails via SMTP.”

Return Path Return Path Set the return-path to match the From Email – deixe desmarcado

SMTP Options

SMTP Host – seu servidor SMTP. Exemplo: smtp.seudominio.com.br

SMTP Port – porta do servidor SMTP. Por medidas de segurança, a maioria dos provedores de serviço estão usando a porta 587 mas confirme isto antes.

Encryption – nível de encriptação. Aqui também, confirme com seu provedor qual padrão é utilizado.

Authentication – Seguindo a mesma linha da porta 587, para evitar que o servidor SMTP seja usado para envio de spams, alguns provedores exigem a autenticação de usuário e senha para envio de e-mails. Marque esta opção se for o caso.

E se você ativou a opção “Authentication”, será necessário inserir nos campos a seguir o usuário e a senha (Username/Password). No campo “username”, insira o e-mail completo (seu-email@seudominio.com.br)

Feito isto, é só salvar a configuração e logo depois testar o plugin enviando um e-mail para teste. Aqui no InfoNaVeia, funcionou perfeitamente.