Skoob: O que você está lendo agora?

Hoje irei falar um pouco sobre o skoob. Já vi vários tweets de algumas pessoas que sigo sobre ele e então resolvi perguntar do que se trata. Acabei encontrando uma rede social, feita por brasileiros, voltada única e exclusivamente para falar sobre livros.

Rapidamente fiz um cadastro e achei o serviço interessante. O uso é um pouco similar ao FourSquare: o que já existe você marca como lido/não lido/vou ler, como se fosse o check-in, e quando o livro não está cadastrado, você pode inserir as informações da publicação. E os próprios usuários auxiliam, completando informações, disponibilizando foto da capa da 1ª, 5ª ou 24ª edição de determinada obra, inserindo o ISBN e outros dados importantes e necessários.

Skoob: Biblioteca Nacional de Brasília
Skoob: Biblioteca Nacional de Brasília

Biblioteca Nacional de Brasília

Biblioteca Virtual

A parte interessante é que você pode adicionar resenhas e opinar sobre as obras lá cadastradas, ou seja, caso você pretenda ler/comprar um livro, você pode analisar a opinião de pessoas que já leram a obra e confirmar se é ou não um bom livro.

Conforme você marca os livros que você já leu, irá ler ou está lendo, você pode classificá-lo em várias categorias e isto resulta na sua estante, onde você visualiza todos os livros que já leu. Quando finalizei a minha, conclui que li muito na minha adolescência e parei de fazer isto na juventude e idade adulta pois a maioria dos livros que tenho na estante são infanto-juvenis. Está na hora de rever isto…

Abaixo a opinião de duas usuárias do serviço:

Como você conheceu o skoob?
Através de amigos e do twitter

Um ponto positivo e um ponto negativo sobre o serviço?
Positivo é eu ter um controle mais preciso das minhas leituras do que simplesmente ter que lembrar tudo de cabeça. Negativo é o site não possuir links de compra pra praticamente nenhum livro. Uma ferramenta de preços seria interessante

Quantos livros você lê por ano?
De 30 a 45, em média

Quais seus três livros preferidos?
A Menina que Roubava Livros, Eu Sou o Mensageiro e A Sombra do Vento

E o que você está lendo agora?
Peregrino, de Marcos Monjardim

Larissa Siriani, 19 anos, escritora
Twitter: @larissasiriani

Por que você usa o skoob?
Estou aprendendo a mexer. Mas é incrível ver o que “pessoas reais” e não criticos falam sobre alguns livros. Pretendo, também, publicar algum trabalho meu da universidade.

Por que você recomendaria o skoob para seus amigos?
Acho que letreiros iam gostar, pelo mesmo motivo que tenho gostado.

Quantos livros você lê por ano?
Nossa, creio que mais de 15, sem contar os que leio só “trechos importantes”

Que tipos de livro você gosta de ler?
Não tenho muita escolha, mas livros de contos são meus preferidos.

E o que você está lendo agora?
É, agora estou empacada em “Em um mundo tenebroso” (não lembro o autor, nome complexo) e acho que começo e termino hoje mesmo uma adaptação de Metamorfose (Kafka) para HQ. Claro, esperando os livros obrigatórios da faculdade que já começam a surgir.

Aline Gomes, 21 anos, Estudante de letras e professora de cursinho
Twitter: @aalinegomes

Se você tem o hábito da leitura, recomendo participar do skoob, achei o serviço muito bom, é estável e feito por brasileiros. Se você não tem, aproveite e comece a praticar este ótimo hábito agora mesmo.

Skoob – O que você está lendo agora?
www.skoob.com.br

PS.: Agradecimentos sinceros para Larissa Siriani e Aline Gomes que me ajudaram a enriquecer este texto!