Por que cancelar meu Facebook?

Entre efetuar o cadastro e efetivamente usar o Facebook, foi quase um ano para isto acontecer, principalmente porque o Orkut já era uma “terra de ninguém”, a cada dia ficava mais insuportável, pelo menos pra mim, que fique bem claro, e não queria outra rede social idêntica.

E com o passar do tempo, a rede social do seu Zuck também sofre desgaste e por inúmeros motivos, usuários desativam seus perfis. Um ponto positivo, pois no Orkut eram cancelamento e exclusão, sem dó e nem piedade. E por que? O que motiva as pessoas a desativarem seu perfil sem aviso, como se fosse um suicídio causado por uma vida cheia de dor, sofrimento e frustração?

Conversei com alguns conhecidos e amigos que já fizeram isto, juntei minha opinião e experiência sobre o tema e conclui os seguintes motivos para se desativar uma conta no Facebook:

Perco muito tempo no Facebook. E quanto mais amigos você tiver por lá, maior será este tempo.

Não aguento mais ver esta inundação de imagens. E são imagens de comida, bebida, cachorro, gato, papagaio, catástrofes, crianças deformadas na África e por aí vai.

Cansei de ver futebol no meu feed. E vai Curintiá!

Estou farto de mensagens de auto-ajuda que não ajudam em nada.

E as indiretas, será que são para mim mesmo?

E existem muitos outros motivos que nem citarei pois a lista seria enorme e acabarei saindo do foco que me proponho a falar.

Com tanta coisa acontecendo e pela quantidade de pessoas que estão conectadas no Facebook, não precisamos praticar o ato extremo de desativar o nosso perfil. É só ajustarmos algumas opções que estão lá, sempre disponíveis, e mudar alguns pontos no nosso comportamento. Agora sim vamos às dicas que me propus a dizer:

Desative o feed de notícias

Isto já é divulgado aos montes por aí mas vale a pena reforçar. Não precisa desfazer a amizade, somente deixe de ver as atualizações da pessoa. Por experiência própria, posso dizer que menos conteúdo no seu feed é mais.

Desmarque a opção “lembrar senha”

Pode parecer idiota mas ao fazer isto, sempre que digitar facebook.com será solicitado seu e-mail e sua senha para acessar o serviço. Neste momento faça a reflexão “Eu preciso disto agora?”

Desative as notificações por e-mail

Não receber e-mails sobre o que está acontecendo não tira seu foco do trabalho e também não sobrecarrega sua caixa de entrada.

Desinstale aplicativos do celular

Principalmente se você é compulsivo com o aparelho na mão.

São dicas simples mas que não terão efeito se você fraquejar sempre que quiser ver aquela página branca e azul. Claro, se a sua opção ainda é desativar ou cancelar, então faça isto logo mas lembre-se que existem alternativas menos drásticas do que esta e que, antes de tudo, é bom rever nossos hábitos e comportamento.