SMS completa 20 anos hoje

O SMS, Short Message Service, ou Serviço de Mensagens Curtas, completa 20 anos hoje. Mais conhecido como torpedo, o SMS foi criado no final da década de 80 para funcionar como uma tecnologia digital chamada GMS (Sistema Global para Comunicações Móveis), que é a base para a maioria dos celulares modernos.

Os engenheiros noruegueses que o inventaram queriam um sistema de mensagens bem simples que funcionasse mesmo quando os aparelhos dos usuários estivessem desligados ou fora da área de cobertura. A maioria das fontes concorda que a primeira mensagem SMS foi enviada no Reino Unido em 1992.

O SMS tem várias vantagens. Ele é mais discreto, o que o torna a forma ideal de comunicação quando você não quer que escutem o que está falando. Normalmente, se gasta menos tempo para enviar uma mensagem de texto do que para fazer uma ligação telefônica ou enviar um e-mail. E não é necessário que você esteja na frente do seu computador como na hora de enviar um e-mail e mensagens instantâneas (embora já haja celulares capazes de enviar e-mail e mensagens instantâneas). E como se as vantagens acima já não bastassem, os deficientes auditivos de todos os graus encontraram no SMS uma maneira conveniente para se comunicar.

  • João Acácio

    Uso isto há tanto tempo e nem sei a história do torpedo…