Samsung Galaxy S IV voltado para o Mercado Corporativo

Na próxima semana, os holofotes estarão direcionados para a Samsung. Será revelado a próxima geração da linha Galaxy, o modelo S IV, no evento Unpacked, em Nova Iorque. Especialistas apostam que a intenção da fabricante sul-coreana é agressiva: colocar-se, definitivamente, no mercado corporativo. Seria um feito notável, levando em consideração a maturidade do nível de segurança do sistema operacional Android.

Tecnicamente, o novo equipamento está preparado para “aguentar o tranco”. Ele está Equipado com tela de 4,99 polegadas, processador Samsung Exynos 5410, de oito núcleos de 1,8GHz por core e 2GB de RAM, em versões de 16GB e 32GB de armazenamento. Além de rechear o aparelho com um excelente hardware, a Samsung investiu pesado em segurança, resultando em reforços importantes como o Byod Know, que oferece criptografia para arquivos de sistema e proteção contra vazamento de dados e aplicativos de negócios, para documentos pessoais e de profissionais, além de barrar vírus e ataques de malware; e o Samsung for Enterprise (SAFE), que é caamada de segurança adicionada aos equipamentos da companhia para tornar o ambiente Android mais seguro e compatível com as políticas de governança das empresas. Tudo isto demosntra que a Samsung está mesmo comprometida em conquistar um espaço de mercado que é amplamente dominado pela Blackberry e pela Apple.

Mas não pense que o Galaxy S IV será apenas para empresas. Confira as principais características do novo aparelho:

Tela Full HD de 4,9 polegadas

Com 4,8 polegadas, a tela do Galaxy S III já é grande para um smartphone. Mas, se os rumores estiverem certos, o Galaxy S IV terá tela full HD (1080p) de 4,9 ou 5 polegadas. A Samsung é líder em telas orgânicas OLED, que têm excelente qualidade de imagem. Mas há indícios de que a empresa teria encontrado dificuldades para fabricar uma tela OLED full HD para o novo modelo. Assim, é possível que o smartphone tenha tela do tipo LCD.

Detector de olhar

Informações não oficiais indicam que o Galaxy S IV vai ser capaz de acompanhar o olhar do dono para rolar a página automaticamente enquanto um texto é lido. Trata-se de um recurso de software que usa a câmera frontal para identificar a posição dos olhos. É uma evolução da função Smart Stay do Galaxy S III, que mantém o aparelho ligado enquanto o usuário lê, evitando que se desligue por ter ficado algum tempo inativo.

Pagamentos via Visa

Em fevereiro, Visa e Samsung anunciaram um acordo para a incorporação do sistema de pagamentos da Visa a smartphones da Samsung. É provável que o sistema estreie no Galaxy S IV. Ele vai usar a conexão sem fio NFC para que o usuário possa fazer pagamentos – em lojas, restaurantes e outros estabelecimentos – apenas aproximando o smartphone do terminal de caixa.

Câmera de 13 megapixels

Rumores apontam que o Galaxy S IV tem câmera principal de 13 megapixels. Seria um aumento de resolução considerável em relação aos 8 megapixels do Galaxy S III. Como acontece no modelo atual, essa câmera vai filmar em resolução full HD (1080p). Já a câmera frontal, pelo que se sabe, tem 2,1 megapixels, pouco mais que o 1,9 megapixel do Galaxy S III.

Plástico preto ou branco

O Galaxy S IV deve ser construído em plástico, como seu antecessor, e oferecido nas cores branca e preta (em vez do azul escuro usado inicialmente no Galaxy S III). O plástico é barato, é fácil de fabricar em qualquer formato e não atrapalha o funcionamento das antenas. Ainda assim, marcas como Apple e HTC usam vidro e metais para dar um aspecto mais sofisticado aos smartphones. Ao que parece, esse não é o caminho escolhido pela Samsung.

Android Jelly Bean

O Galaxy S IV deve trazer a versão mais avançada do sistema Android, a 4.2 ou Jelly Bean. Liberada em novembro, ela ainda é usada em relativamente poucos smartphones. Entre as novidades trazidas pelo Jelly Bean estão o Photo Sphere, que permite fazer fotos panorâmicas, e novas funções que facilitam a exibição de filmes e fotos numa tela de TV ou monitor.

Processador Exynos 5 Octa

Resultados de testes com o Galaxy S IV emergiram na web e revelaram um impressionante processador com oito núcleos, o Exynos 5 Octa, da própria Samsung. O Galaxy S III tem versões com processador de dois e de quatro núcleos. Com maior poder de processamento, o Galaxy S IV deve suportar aplicativos mais avançados. Mas o smartphone pode ter versões diferentes dependendo do país. E há rumores dizendo que a Samsung pode usar o Snapdragon 600 – chip de quatro núcleos da Qualcomm – em algumas versões do Galaxy S IV.

Samsung Galaxy S IV, em breve, no Brasil

A Samsung tem sido rápida em trazer para o Brasil seus grandes lançamentos internacionais. O Galaxy S III chegou aqui cerca de um mês depois de ser anunciado. Isso deve acontecer também com o Galaxy S IV, que pode aterrissar nas lojas brasileiras já em abril. O analista Peter Misek, da Jefferies, diz que a Samsung planeja fabricar 100 milhões de unidades até o fim do ano. Logo, não vão faltar smartphones para a empresa vender em todo o mundo.

Fontes: CRN Brasil e InfoExame