Apple logo

O próximo iPhone e o que esperar da Apple neste lançamento

Muito se especula sobre o próximo iPhone, talvez 5S ou talvez 6. Tive a oportunidade de manusear um iPhone 5 e confesso que gostei da tela maior e da velocidade do processador do smartphone (só achei complicado localizar a opção de ativar/desativar o 3G) mas a grande dúvida no momento é o que teremos de novo e o que esperar do próximo lançamento da Apple.

Todos concordam que o iPhone revolucionou o conceito de smartphones. E como tudo neste mundo, nada se cria, tudo se copia, os concorrentes correram atrás e já estão em pé de igualdade ou até mesmo acima, em alguns casos, dos padrões estabelecidos pelo iPhone. É só ver a guerra de patentes entre Apple e os demais fabricantes de telefonia para se ter uma ideia do caso. Li em um artigo da MacWorld uma declaração de Tim Cook “Estamos preparando algumas surpresas e ótimos produtos”, além de afirmar que a empresa possui “de longe os melhores produtos e ecossistemas” em relação a rivais como a Samsung..

Não nego que o leque de produtos Apple e suas integrações (ex.: iPhone, iPad e AppleTV) deixam qualquer um de boca aberta, mas desde a morte de Steve Jobs, a empresa de Cupertino não está mais inovando como antes e pouco a pouco, está se deixando engolir pelos concorrentes, tanto no volume de vendas como também no quesito inovação. A diminuição da produção na Foxconn demonstra a falta de interesse ou o desapontamento dos fãs e clientes fiéis da marca.

iPhone de “segunda linha”

Até aqui, já ouvi histórias sobre um novo iPhone, mais barato, com acabamento inferior ao atual, para mercados emergentes, onde o sistema do Google deita e rola com seus modelos de baixo custo. Até mesmo rumores de um iPhone de dois chips eu já ouvi. Steve Jobs ressuscitaria se isto acontecesse…

A verdade é que a Samsung já tomou a posição da Blackberry, antiga RIM, como a principal concorrente da Apple, e a empresa coreana, pelo menos em seus smartphones, vem apresentando as inovações que a Apple deixou de fazer há um certo tempo.