Vários Smartphones

iOS, Android e a Guerra de Smartphones

Na semana passada tivemos o lançamento do iPhone5. Acompanhando os críticos especializados, a Apple otimizou alguns recursos da versão 4S e apresentaram poucas novidades. Interessante mesmo foi o aumento do tamanho da tela mas alguns usuários já soltaram inúmeras piadas sobre isto.

Não vou dizer aqui, como vejo em tantos outros lugares, que sistema A ou sistema B é um “lixo” ou uma “porcaria”. Já tive discussões do tipo onde o outro lado simplesmente argumentou que “iPhone é melhor que Android porque é da Apple” – se esta pessoa trabalhasse com vendas, morreria de fome.

Quando se compara iOS com Android, não dá pra fazer isto com os modelos mais simples, vendidos pela LG, Motorola e Samsung, e que ajudaram o Google a embarcar mais de 500 milhões de dispositivos com seu sistema operacional no mundo todo.

O hardware que bate de frente e de igual para igual, na minha opinião, é a família Galaxy S, da Samsung.

Que a Apple foi inovadora e pioneira desde a criação e o lançamento do iPhone, isto é indiscutível mas neste mundo, nada se cria, tudo se copia. Depois da guerra de patentes, vencida pela Apple contra a Samsung, dias depois Tim Cook e sua trupe lança o tão esperado iPhone5 com cara de Samsung Galaxy S4. E agora já existem rumores de que o próximo Samsung Galaxy S4 terá tela de 5″.

A verdade é que estas empresas são sábias em manter seu público ávido por novidades, mesmo que ínfimas (ou até o caso do tamanho do conector do novo iPhone), mas que desperte o desejo dos seus “seguidores” e faça-os adquirir suas “novas novidades”, (vide O Atraso na Atualização do pré-lançamento) lucratividade é tudo o que eles querem e nós aqui, meros mortais, discutindo a “Guerra dos Sexos” destes smartphones que já fazem partem das nossas vidas.