Android vai ultrapassar a marca de 1 bilhão de dispositivos em 2014

Em 2014, fornecedores entregarão 1,1 bilhão de dispositivos baseados em Android, de acordo com estimativas feitas pela consultoria Gartner. Enquanto isso, o Windows encena um pequeno retorno e o número de dispositivos da Apple, em termos percentuais, será o que mais vai crescer.

As vendas de PCs, tablets e celulares de todos os tamanhos e modelos irão aumentar em 7,6% ano a ano, chegando a 2,47 bilhões de unidades – a medida que usuários no mundo todo compram mais tablets e telefones, de acordo com a empresa.

O sistema operacional do Google é e continuará sendo o mais popular com folga, muito disso graças à crescente popularidade dos smartphones de baixo custo. Esse segmento de mercado irá, neste ano, ajudar os dispositivos Android a ultrapassar a marca de 1 bilhão de unidades pela primeira vez.

Até 2017, mais de 75% das vendas de Android irão acontecer em mercados emergentes, diz a Gartner.

Até o momento, Android não tem tido muito sucesso em categorias além das principais, mas a familiaridade dos consumidores com o OS ajudará fornecedores como a Lenovo e a HP, que estão usando o sistema em seus PCs, disse o diretor de pesquisa da Gartner, Ranjit Atwal.

feira CES deste ano ilustra como a popularidade do OS do Google está começando a migrar de smartphones e tablets para PCs all-in-one, TVs e carros.

O número de dispositivos baseados nos sistemas da Apple e Windows também está crescendo, de acordo com as estimativas da consultoria. Ano a ano, as vendas de dispositivos Android irão crescer em 25,6%, em comparação com os 29% para iOS e Mac e quase 10% para Windows.

Perspectivas do Windows

Embora a Microsoft não possa se equiparar com a Apple e Android, o crescimento esperado do Windows indicará uma mudança na sorte da empresa.

Um total de 359.900 mil dispositivos deve ser entregue este ano, em comparação com os 328 milhões do ano passado e com os 346,3 milhões de 2012. O crescimento virá com a desaceleração no declínio do mercado de PCs e mais pessoas optando por smartphones com Windows, de acordo com Atwal.

Os smartphones com o sistema operacional da Microsoft não decolaram tão rápido quanto muitos analistas esperavam, mas nos três primeiros trimestres do ano passado, o Nokia aumentou o número de Windows Phones vendidos.

A Microsoft está agora no processo de fechar a aquisição da divisão de dispositivos da Nokia, e terá que dar o seu melhor para correr atrás do prejuízo.

Fonte: IDG Now