Android: IMAP UOL

Se o seu e-mail é do UOL e você quer usá-lo em seu smartphone com Android, você precisa saber que não é possível usar as configurações padrão com o protocolo POP3, devido a limitações do provedor, que até hoje não ajustou os servidores de mensagens.

Mas nem tudo está perdido, você conseguirá acessar seus e-mails através do seu smartphone tranquilamente mas através do protocolo IMAP. A diferença é que através deste protocolo, as mensagens permanecerão no servidor até que você as apague-as (ou baixe-as para os eu computador através do protocolo POP3 usando o Microsoft Outlook, por exemplo).

E-mail UOL: ativando o protocolo IMAP

Antes de tudo, você precisa ativar o modo IMAP para recebimento de mensagens. Por padrão, o modo POP3 está ativo. Então, você, assinante UOL, deve seguir os passos abaixo:

Primeiro abra o webmail do UOL: http://email.uol.com.br/

Depois vá em Configurações > IMAP (IMAP está logo abaixo do campo com a assinatura das mensagens)

Após isto, é só ativar o IMAP, salvar a nova configuração e agora sim, vamos efetuar os ajustes em seu smartphone com Android. Para facilitar o processo, capturei algumas imagens e postei-as abaixo, juntamente com as instruções.

Primeiro entre nas Configurações e acesse a opção “E-mail”.

Configurando e-mail UOL no Android

Insira seu endereço de e-mail, sua senha de acesso a caixa postal e toque em “Próximo”.

Após preencher os dados, clica em “Próximo” e aguarde a verificações dos dados. O sistema Android já configurará automaticamente as informações dos servidores de envio e recebimento.

Nomeie a conta, insira seu nome (o que aparecerá para o seus destinatários) e pronto: tudo funcionando.

Não esqueça de entrar nas configurações de e-mail (após seguir os passos acima) e adicionar sua assinatura de mensagens personalizada, caso não queira que seus amigos recebam a assinatura padrão “Sent from my Samsung Mobile”.

  • Otavio Marinelli

    Gostei do artigo. Tentou o mesmo pelo BOL da UOL? Eu tentei e funcionou. Mas com restrições, principalmente se enviar/receber pelo Tablet/Smart e querer e precisar armazenado no cliente Outlook Express. Não se comunicam de forma alguma. Nem o próprio Web Mail Bol armazena seus e-mails trocados. Abs.

    • Otavio, não fiz este procedimento com o BOL mas pela similaridade dos provedores, acredito que, e como vc mesmo comprovou, funcione. Farei alguns testes mais tarde. Abs.