Android: eBook Reader Moon+Reader e Kindle

Faz tempo que estou querendo fazer alguns posts sobre meus aplicativos favoritos, que mudaram um pouco desde que comprei meu celular e que eu escrevi este post em Agosto de 2011.

Decidi começar com os de leitura por ser o que mais tenho usado atualmente, porque nos últimos tempos eu comecei a ler no celular (ler muito), e com isso eu precisava encontrar o aplicativo ideal e isso me fez testar diversos deles encontrados no Play Store que fossem gratuitos – pelo menos inicialmente para o teste. E acabei ficando com esses dois instalados e como favoritos, o Moon+Reader e o Kindle.

O primeiro que eu instalei foi o aplicativo do Kindle, depois de instalar no computador e achar sensacional. E no celular ele ainda melhor. Você pode fazer várias alterações para ter uma experiência de leitura mais confortável como: tamanho da fonte, tamanho da margem, espaçamento entre linhas, cor da tela e o brilho. Outra coisa boa é poder pesquisar e comprar os livros da Amazon e baixar para ele de forma bem simples, mas ele é restrito quanto aos formatos de ebooks o que me fez procurar uma opção para ler os livros que não fossem da Amazon e começou uma intensa busca pelo aplicativo que fosse tão perfeito quanto ele.


[imagens do app do Kindle, retirados da Play Store]

Depois de testar vários (e não estou exagerando) o que eu achei que fosse o mais completo tanto com relação aos formatos aceitos, quanto a quantidade de configurações possíveis foi o Moon+Reader que tem uma versão gratuita e uma versão paga. Algumas coisas nele precisam melhorar – ou talvez seja frescura minha, mas ele é sem dúvida um ótimo aplicativo. Talvez ajude também o fato de ele poder ser usado em português se você quiser.

Eu tenho usado ele muito mais do que o Kindle atualmente, que uso para ler os livros basicamente que compro/baixo da Amazon. E estou com a versão Pro que adicionou várias coisas interessantes como por exemplo a integração com o ColorDict, e também poder ler PDF apesar de eu preferir outros formatos em função da personalização e tal que fica melhor como ePub e MOBI. (E a conversão pode ser feita de forma fácil, eu uso o Calibre que é gratuito)

Adoro o fato de você poder grifar partes do livro em cores diferentes, e de você poder ler tudo que grifou de uma vez só sem ficar procurando em cada página – como seria em um livro físico, então se você gosta de anotar quotes de livros é uma ferramenta bem bacana. Achei engraçado e útil também o TTS (Text-To-Speech) que me ajuda a ouvir as palavras que eu não sei pronunciar em inglês.

[imagens do app Moon+Reader, retiradas da Play Store]

Então é isso! Logo eu volto para comentar a respeito de outros aplicativos que tenho usado e se vocês quiserem podem deixar dicas nos comentários. xD

Texto de Marília Francezi, nossa colaboradora do .m.a.h. .m.i.n.d.
Twitter: @mahmind