Android: App Microsoft OneNote Mobile

Prestei serviço diretamente para a Microsoft de 2007 a 2009 e foi com eles que conheci o Microsoft OneNote, na época na versão 2007. A ideia do software é servir como um bloco de notas para anotações diversas mas ele pode ser muito mais do que isso.

Com interface simples e intuitiva, ele parece um fichário, com as respectivas abas, e dentro delas você armazena suas anotações, como se fossem as folhas de papel do fichário onde você escreve o que for necessário.

Tornei-me usuário dele muito rápido pois era uma solução prática para anotar os registros de chamados com meus clientes de forma local, sem precisar buscar isto no CRM da empresa e passei a levar isto comigo nos empregos que vieram depois. Agora com um tablet na mão, grande foi minha alegria ao encontrá-lo no Google Play: Microsoft OneNote Mobile.

O aplicativo mantém o mesmo objetivo, que é facilitar e centralizar suas anotações de forma simples e descomplicada.

(Em tempo, 95% deste texto foi feito no OneNote Mobile, enquanto estava na rua.)

Usando o Office 2010 em casa, o software desktop faz uma atualização dos blocos de anotação da versão anterior para a versão atual antes de sincroniza-los no SkyDrive. Após a sincronização você manterá suas anotações sempre atualizadas tanto no dispositivo móvel quanto no seu desktop/notebook.

Tela inicial, com seus blocos de anotações
No topo da tela, você visualiza o nome do Bloco que você abriu e as abas internas, com as suas anotações.
Selecionada a aba, você já pode editar suas anotações.

Como aplicações práticas da ferramenta, você pode criar um registro de chamados, técnico ou comercial, onde o grupo de anotações pode indicar o ano (2012), as abas os meses e as anotações, o dia do ocorrido. Um Livro de receitas, por exemplo, pode-se separar receitas doces e salgadas por abas e internamente, inserir cada receita. Organizar textos para blogs (dividindo-os entre rascunhos, publicados e por data) e tantas outras formas podem ser utilizadas no OneNote, basta ter criatividade para usá-lo.

E se você tiver alguma ideia nova, não deixe de nos dizer.