W3C torna CSS 2.1 padrão oficial

Para quem desenvolve seguindo padrões da W3C para HTML e CSS temos novidades do consórcio.

O W3C atualizou suas especificações para o CSS, tornando a versão 2.1 como padrão oficial, depois de quase uma década de trabalho do CSS Working Group.

De acordo com Ian Jacobs, chefe de comunicações do W3C, grande parte do trabalho mais recente no CSS 2.1 foi voltado para estabilizar a plataforma.

Esse padrão tem um grande número de recursos de formatação, e todos eles passaram por testes para garantir que funcionarão juntos em várias combinações. O CSS Test Suite, que pode ser utilizado por navegadores para testar a exibição correta de páginas CSS, agora tem mais de 9 mil testes.

Os navegadores atuais já suportam muitas das especificações CSS 2.1, mas os desenvolvedores ainda precisarão fazer alguns ajustes para oferecer suporte completo para o padrão final.

O consórcio já trabalha no desenvolvimento do CSS 3, mas muito desse trabalho está no CSS 2.1. Logo, em vez de lançar o CSS 3 como um padrão separado, o grupo lançará módulos individuais que complementarão a versão 2.1.

Lembrando que ainda dependemos muito dos navegadores para desenvolver nossas aplicações Web. Para aqueles que sonham em um dia que todos os navegadores terão o mesmo padrão é melhor começar a mudar de ideia, eu tenho essa simples opnião: Nunca terão os mesmos suportes para HTML e CSS.

E continuamos nossos testes em vários versões e diferentes navegadores.

Fonte: iMasters