Saiba o que é preciso fazer para sua empresa fica em evidência no Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados traz uma infinidade de formas para presentear a pessoa amada. A data, que no Brasil é comemorada em 12 de junho, é palco das mais diferentes manifestações amorosas e ainda proporciona inúmeras oportunidades de negócios. Como qualquer pessoa pode ser um presenteado em potencial, o que não falta é público para impactar.

De acordo com a Braspag, empresa de pagamento eletrônico do grupo Cielo, em 2013 as vendas cresceram 18% e o faturamento das lojas virtuais aumentou em 39% nessa época do ano. Em mecanismos de busca, como por exemplo o Google, a procura por “presente dia dos namorados” e seus sinônimos rende mais de 380.000 pesquisas por mês. Já todo o conjunto de termos-chave relacionados a data atingiu em junho de 2013 mais de 5 milhões de buscas no Brasil, segundo a ferramenta Google Adwords.

Para as empresas dos segmentos de chocolates, perfumes, cosméticos, flores, joias, acessórios, presentes criativos e bebidas, essa é uma oportunidade de ouro para impactar e se relacionar com esse vasto público consumidor.

Analisando esse cenário, o ambiente digital é um meio seguro e eficiente para as marcas desenvolverem suas ações de comunicação. Como existe a possibilidade de se segmentar a mensagem torna-se possível personalizá-la, propagá-la em proporções inimagináveis (viralização); bem como mensurar e acompanhar os resultados em tempo real.

Veja algumas das diversas técnicas que podem ser planejadas e desenvolvidas:

– Links patrocinados: anuncia empresas e produtos nos mecanismos de busca. Assim, quando o internauta procurar por “presente criativo dia dos namorados”, os anúncios relacionados com esse termo-chave serão ativados. Esta é a oportunidade de levar o interessado até o site da sua empresa.

– Publicidade em mídias sociais: permite fazer anúncios nas plataformas de mídias sociais. Só no Brasil, 47 milhões de usuários acessam o Facebook diariamente. Nessa ferramenta é possível segmentar as comunicações por faixa etária, sexo, região demográfica, entre outros. Isto permite deixar a mensagem específica e relevante, aumentando o grau de persuasão da mesma.

– Relações públicas digitais: muitos blogueiros se transformaram em formadores de opinião, assim como os veículos de comunicação tradicionais. Vale a pena fazer uma pesquisa profunda para identificar blogs com temas relacionados ao setor de sua empresa e, após, desenvolver estratégias em conjunto.

– E-mail marketing: a partir de uma lista de contatos segmentados é possível criar comunicações personalizadas e assim, garantir uma mensagem mais relevante e assertiva.

As ações poderão ser desenvolvidas de forma isolada, mas, para garantir que as comunicações impactem a totalidade dos públicos de interesse e com a frequência ideal é necessário que seja elaborado, primeiramente, um plano de comunicação digital com todas as ações acima integradas.

(*) Mário Almeida é diretor da S4W Marketing Digital (www.s4w.com.br), agência de marketing e branding, sediada em Cornélio Procópio/PR, com atuação na região e em praças como Londrina e São Paulo.