Primeiros passos para as mídias sociais

Empresas de diferentes portes – inclusive microempresas – que atuam em segmentos distintos estão convencidas de que as mídias sociais são um ótimo meio para estabelecer relacionamento com o seu público e, por isso, estão marcando presença nessas plataformas.

Esses instrumentos vieram para ficar, tanto que as companhias americanas acreditam cada vez mais na sua eficiência e neste ano aumentarão em 63% o orçamento para ações em mídias sociais, segundo estudo desenvolvido pelo Marketing Sherpa.

Independente da ferramenta (Orkut, Facebook, Twitter, Linkedin…), as empresas devem ter consciência que estão se comunicando com pessoas e construindo a imagem corporativa de seus negócios. Relacionamento e respeito são fundamentais nesse ambiente. Assim, as regras de etiquetas a seguir definem os primeiros passos para as empresas iniciarem a sua presença nas mídias sociais:

  • Primeiro, escute. Essa regra é de “ouro”. Descubra formadores de opinião do seu setor, entenda o que o público diz sobre o seu negócio e os seus concorrentes. Com isso você saberá com quem deverá estreitar relacionamento;
  • Apenas caminhe. Escolha uma mídia social de seu interesse ou um blog. Leia atentamente as histórias. Escolha uma que você tenha gostado e faça uma interação breve. Comece com conversas cuidadosas;
  • Faça amigos. Fazer amizades no ambiente online é mais fácil do que fora dele, mas é preciso ser cuidadoso. Identifique um formador de opinião e tente uma conversa por e-mail. Retribua inserindo o link do blog dele no seu site ou na sua blogroll;
  • Seja autêntico e transparente. Em relações públicas digitais, você precisa ser honesto. Mostre quem é, não se esconda atrás de e-mails genéricos. Faça uma apresentação com links que comprovem a sua identidade e vá direto ao ponto. Se você precisa que um blogueiro faça a análise de um produto, converse com ele sobre isso antes de enviar o produto, assim evitará uma situação delicada;
  • Não seja mais um spammer. Evite replicar o mesmo conteúdo para diferentes mídias sociais. Cada plataforma possui um perfil de público, formas de interação e abordagens diferentes. Faça um estudo, planeje e encontre o formato adequado para cada mídia social. Evite enviar e-mails genéricos, como “olá, webmaster…”. Um spammer é visto como algo horripilante, desesperado e inoportuno. Você quer criar essa associação com a sua marca?

As regras de etiquetas apresentadas não exigem altos investimentos e são um caminho adequado que micro e pequenas empresas poderão seguir para iniciarem a sua presença nas redes. Porém, é fundamental desenvolver um planejamento prévio e fazer a gestão das mídias sociais, da mesma forma em que se gerência qualquer ação de marketing e comunicação.

(*) Mário Almeida é diretor da S4W Marketing Digital (www.s4w.com.br), agência de marketing e branding, sediada em Cornélio Procópio/PR, com atuação na região e em praças como Londrina e São Paulo.