S4W explica por que o e-mail marketing ainda é utilizado

Mesmo com o avanço da tecnologia e o surgimento de diversas ferramentas voltadas para a área de marketing, a mensagem eletrônica ainda é muito utilizada como canal para ações publicitárias, pois as pessoas continuam utilizando o e-mail como canal de comunicação.

De acordo com o relatório “2013 Email Marketing” publicado pela Marketing Sherpa, a plataforma produziu ROI (retorno sobre o investimento) para 60% das organizações entrevistadas. Constatou-se ainda que 64% das empresas aumentarão os investimentos no e-mail marketing e 30% continuarão com mesmo orçamento para a estratégia.

Segundo Mário Almeida, diretor da S4W Marketing Digital, “o e-mail surgiu para minimizar a distância e o tempo na troca de informações, mas pouco tempo depois a plataforma começou a ser utilizada como canal para ações de marketing com o objetivo de suceder a mala direta. Esta, com o passar do tempo, evoluiu e deixou de ser uma simples ferramenta digital para se tornar uma forma de estreitar e construir relacionamento entre empresas e os seus clientes”.

A plataforma revolucionou por meio da personalização, segmentação, análise do comportamento, inteligência competitiva (amplamente utilizada pelos e-commerces) e a busca incansável pela relevância do conteúdo, a fim de se engajar cada vez mais com os consumidores. Outro ponto que colabora com a longevidade do e-mail é a explosão de vendas dos dispositivos móveis (smartphones e tablets).

Porém, é necessário tomar cuidado para a mensagem não virar spam. “A compra de listas de endereços eletrônicos, o não uso de ferramentas que administrem as campanhas e, consequentemente, a falta de análise do comportamento do público e dos resultados, assim como a ausência de higienização do mailing, entre outros fatores, contribuem para resultados negativos”, explica Mário.

O especialista conclui que todo negócio deve construir a sua base de e-mail com opt-in de forma consciente e considera que ações promocionais no ambiente online, offline ou em ambos é uma boa oportunidade para isso.

Mais sobre a S4W Marketing Digital

A S4W Marketing Digital (www.s4w.com.br) é uma agência de marketing e branding, sediada em Cornélio Procópio/PR, com atuação na região e em praças como Londrina e São Paulo. Com expertise em gerenciamento de marcas na Internet, atende a necessidade de empresas na interação com seu público no ambiente online.

Muito mais que apenas propor soluções aos clientes para suas presenças na web, a S4W (idealizada inicialmente como Solution 4 Web) realiza um trabalho de branding, no qual aproxima marcas e pessoas, oferecendo a melhor experiência digital possível.

No portfólio da empresa figuram clientes como Aguativa Golf Resort, Unimed Norte do Paraná  e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.