Mídias Sociais – Primeiros Passos

Muito se ouve falar de mídias sociais ou Social Media mas você sabe por onde começar o trabalho? O que escreverei daqui para frente é baseado na minha experiência e voltado para pessoas que estão começando na área (como eu) e ainda não sabem como atuar.

Mídias Sociais: Primeiros Passos

O primeiro passo é entender o negócio do seu cliente, o que ele faz e como faz. Acredite, entender o negócio do cliente ajuda, e muito, no seu trabalho, para identificar o diferencial, o público-alvo, o mercado e tudo o mais que for necessário.

Em seguida, identifique o que o seu cliente quer nas redes sociais: divulgar a marca ou produto? Aumentar o volume de vendas? Um canal de comunicação com seus clientes? É fundamental visualizar este objetivo pois é ele que direcionará suas ações.

Qual rede social?

Uma opinião pessoal aqui é o uso do Facebook. Por enquanto é a maior rede social da atualidade e deve continuar por mais alguns anos desta forma, então, uma fanpage no “face” é primordial. Sobre as demais redes, voltamos ao ponto do “entender o negócio” pois às vezes um cliente pode se encaixar perfeitamente com Facebook+Foursquare e um outro pode precisar apenas de Facebook+Twitter+Pinterest. Neste caso não existe regra mas lembre-se que em muitos casos pode ser importante fixar a marca perante o consumidor

Conteúdo

Publicar nas redes sociais criadas é fundamental para o sucesso. É através do conteúdo constante que o público-alvo saberá que o seu cliente existe e o que ele oferece. E dependendo do negócio, este conteúdo pode ser um texto, uma imagem, etc.

Conclusão

Passando por estes passos, você já pode iniciar um trabalho simples. Como disse, isto não é uma regra e pelo menos comigo, foi o início para os trabalhos que venho executando. As melhores dicas que deixo são conhecer melhor o negócio do cliente, o objetivo do mesmo nas redes sociais e sempre oferecer conteúdo diferenciado aos seguidores. O conteúdo é a principal forma de mantê-lo ligado e interessado na sua fanpage ou perfil da empresa.

E sempre tome cuidado com a revisão ortográfica pois erros de português tendem a não passar credibilidade com seus clientes.

Se tiver outras sugestões para este tópico é só deixa-la nos comentários.