Windows Server Update Services

Hoje o assunto será o Windows Server Update Services, mais conhecido como WSUS. Alguns conhecem, outros já ouviram falar e muitos nem sabem do que se trata. O WSUS permite que administradores implantem as últimas atualizações dos produtos Microsoft em sistemas operacionais servidores (Windows Server 2000, 2003, 2008, etc) e sistemas operacionais cliente (Windows XP, Windows Vista, Windows 7, etc). O WSUS oferece total gerenciamento e controle sobre a distribuição das atualizações para toda sua rede de computadores.

Como funciona

O WSUS é instalado em um servidor, físico ou virtual. Após estar configurado, tanto o servidor quanto as estações, todos os pacotes de atualização da Microsoft para os clientes, são centralizados em uma única máquina, o servidor WSUS. Após efetuar o download destes pacotes, as estações da rede buscam as atualizações neste servidor.

Vantagens

O WSUS efetua um único download dos patches de atualização, otimizando o consumo de sua banda de internet. Ao invés de ter 50 máquinas baixando o mesmo arquivo, um único download é feito por atualização.

O serviço consegue verificar se as atualizações são adequadas para cada computador antes da instalação, recurso executado automaticamente para atualizações críticas e de segurança.

As estações serão atualizadas quando o administrador determinar, pois o WSUS permite agendar as instalações de cada patch. Desta forma, os usuários podem trabalhar durante o expediente, enquanto as atualizações ocorrem no horário do almoço ou após o expediente. Além disto, as atualizações podem ser agendadas por grupo de trabalho, faixa de endereço IP ou lista de usuários, otimizando também o tráfego de dados na rede, evitando sobrecarga na mesma.

O Windows Server Update Services permite instalar as atualizações para o sistema operacional, como as atualizações críticas, de segurança, atualizações do Windows Defender, entre outras e também oferece suporte para o Office 2010 e versões anteriores. No geral, é uma boa ferramenta que auxilia manter o parque de máquinas sempre atualizado e reforça o nível de segurança do mesmo. Para maiores detalhes e informações, separei alguns links que serão úteis aos interessados sobre o assunto.

Windows Server Update Services no TechNet: (em português)
http://technet.microsoft.com/pt-br/windowsserver/bb332157.aspx

Guia de Implantação (em inglês)
http://technet.microsoft.com/library/dd939906(WS.10).aspx

Guia passo a passo de Instalação (em português)
http://technet.microsoft.com/library/dd939822(WS.10).aspx