Portal do Software Público comemora 5 anos.

Hoje, o portal do software publico comemora 5 anos no ar. Este portal para quem não conhece é um projeto de softwares livres, que o Governo utiliza e disponibiliza para todos utilizarem suas ferramentas. Uma das mais conhecidas é o cacic, responsável pelo levantamento de inventário dos equipamentos, essa comemoração foi transmitido via Cast pela Serpo. A Linux Magazine um tempo atrás falou do portal e de suas ferramentas.

Tive a oportunidade de ler e tentar realizar uma instalação de um produto, mas apanhei muito, pois o mesmo não possuía um documentação atualizada do produto, mas mesmo assim acredito, que está no caminho certo. O Governo deveria focar não apenas em solução de software para uso em grande escala, mas aperfeiçoar e facilitar a vida dos usuários domésticos.

Existem vários softwares do Governo que só funciona apenas em produtos Microsoft e se você usa o bom e velho Linux, esqueça. Um exemplo é o software de conectividade social usado pela Caixa Econômica Federal: só funciona em Windows XP e Windows Vista, então você é obrigado a fazer uma serie de ajuste para  rodar o software no seu Windows 7 (detalhe: o Windows 7 foi lançado em 2008)

Creio que com o avanço da tecnologia e surgimentos de vários sistemas operacionais Linux e Windows , o Governo Brasileiro não está acompanhando na velocidade correta, mas isto não é de hoje: um pais que investe pouco em tecnologia, sofre e fica atrás de grandes países.

Meus parabéns ao Portal de Software Público, e esperamos que esse projeto cresça mais e mais.

Link do Cast.

http://assiste.serpro.gov.br/portal-sp/

Portal do software público.

http://www.softwarepublico.gov.br/

Matéria da LinuxMagazine

http://www.linux-magazine.com.br/noticia/software_publico_brasileiro_na_linux_maganize_especial