Novo modelo de assinaturas da Adobe causa polêmica entre usuários

O novo modelo de assinaturas anunciado pela Adobe na semana passada tem causado polêmica entre os usuários de programas conhecidos como Photoshop e Illustrator. Por isso, um grupo deles criou uma petição pedindo para a empresa voltar atrás em sua decisão.

Até o momento, a petição iniciada no site Change.org já registrou mais de 10 mil assinaturas contra o novo modelo de negócios da Adobe, pelo qual o usuário precisa pagar uma taxa mensal para usar um ou mais programas de criatividade da empresa.

“Pagar um aluguel para a Adobe pelo resto da vida é absurdo”, afirmou o usuário Nick Scott, que disse que “definitivamente vai procurar uma alternativa quando precisar fazer upgrade” dos softwares.

O novo modelo, chamado Creative Cloud (CC), prevê que os usuários “aluguem” os serviços em vez de pagarem um preço fixo para possuir o software de sua escolha. Assim, a versão atual do pacote, a CS6, será mantida com soluções de bugs e continuará sendo vendida por mais algum tempo pela Adobe – mas não haverá o lançamento de um pacote CS7 ou adição de recursos para as versões anteriores.

Os novos aplicativos do Creative Cloud estarão disponíveis a partir do próximo dia 17 de junho. A assinatura do novo serviço custará 50 dólares ao mês para novos usuários. Quem já possui alguma versão do pacote entre o CS3 e o CS5.5 poderá adotar a nova modalidade pagando 30 dólares mensais – um desconto significativo. Já os usuários do mais recente CS6 poderão assinar o Creative Cloud por 20 dólares ao mês.

Fonte: IDGNow