E-mail blindado do Governo

Hoje tive a oportunidade de ler uma matéria sobre os novos servidores de e-mails do governo, conhecido como “Expresso”. O presidente da SERPO, Marcos Mazoni, informou ontem (14/10/2013) que o sistema vai livrar totalmente o Governo de espionagem.

O Sistema é chamado de Expresso V3 e o SERPO domina totalmente a programação (código fonte) do novo servidor. A melhor parte da matéria é saber que a plataforma não usará redes estrangeiras, o que me fez ficar imaginando como será feita conexão entre as embaixadas brasileiras pelo mundo.

“Alguém ai pode me dizer como será feito isso pois estou meio curioso”

Pelo que sei o Sistema Expresso surgiu a partir de uma customização de uma ferramenta alemã, o  E-GroupWare e não sou eu quem está dizendo isto: é o site da comunidade Expresso Livre.

Se isto for verdade, este sistema tem o código nas mãos dos alemães, logo não somos os únicos a ter o controle total do código (olha a a teoria da conspiração).

Mas verdade seja dita, já passou da hora do Brasil acordar e começar a criar pólos tecnológicos, investir mais em tecnologia, e assim poderemos um dia dizer que estamos realmente nos protegendo contra espionagem.

Pelo menos uma coisa eu vi que é boa: vão deixar de pagar licença para o uso do correio eletrônico e usar ferramentas open source para esse projeto.

Abaixo o site da Serpro para o senhor, caro leitor, a acompanhar um pouco a novela sobre espionagem no Brasil e o site do Expresso Livre.

Serpo: www.serpro.gov.br/

Expresso Livre:  http://www.expressolivre.org/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *