Espionagem

Estamos acompanhando os últimos acontecimentos, como o vazamento de informações da agencia NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos), mas será que nós, brasileiros, também estamos sendo vigiados?

Acredito que sim, pois a maioria dos servidores como Facebook e Google  ficam hospedados na terra do Tio Sam (E.U.A), e ai você pergunta:  “Nossa, o que eles podem fazer com  essas informações?”

Bem, pode usar como meio de censura, falar que somos um bando de traidores da pátria e por ai vai…

Mas a constituição brasileira diz que todos nós somos livres para ir e vir e da liberdade de expressão, porém alguns países estão achando que estão acima das leis e constituições. Os Estados Unidos estão mostrando ao mundo que realmente existe uma guerra cibernética onde quem está na frente são aqueles que têm mais informação do que seus inimigos. Segundo o ex- agente  Edward Snowden, “As pessoas não têm noção do que é possível fazer: a extensão das capacidades [da NSA] é horripilante. Nós podemos plantar escutas dentro das máquinas. Quando você aceder à rede, eu identifico a sua máquina, e você nunca mais estará a salvo, independentemente das proteções que usar”.

Realmente devemos ficar preocupados e observar nossos comportamentos, nós mesmos somos culpados por abastecer a internet com dados pessoais e o que fazemos ou deixamos de fazer, um exemplo clássico é a utilização das redes sociais, será que está correto em postar tudo o que vemos pela frente? Vou dar um exemplo: ontem 12/06/2013, através de uma rede social, fiquei sabendo como foi o dia dos namorados de algumas pessoas , como local do restaurante, quais foram os presentes e até o que comeram.

Engraçado como a vida virtual tem mais importância que a vida pessoal.

Agora, vou deixar uma pergunta para vocês leitores: o que você valoriza mais, sua vida pessoal ou a virtual?