Comportamento de Risco

Esta semana me deparei com um caso interessante. Um cliente abriu um chamado no nosso suporte técnico, reportando que os arquivos do departamento financeiro haviam desaparecido após o antivírus que comercializamos ter feito uma varredura e corrompido os arquivos infectados. Não irei detalhar todo o ocorrido. Quero falar sobre o “comportamento de risco” a que um “administrador de redes” sujeita uma empresa.

O vírus que atacou a empresa era o Nimda e até então, nunca ouvi falar dele.
Para maiores detalhes sobre ele, http://en.wikipedia.org/wiki/Nimda

Resumindo o caso, o vírus se espalhou nos emails do Outlook e nos arquivos do Excel da empresa, onde ficava o controle financeiro de todo o ano de 2011. No processo de remoção, os arquivos foram danificados, sendo a única possibilidade de restauração dos dados seria voltar o backup dos arquivos e aí chegamos aonde quero falar.

É inacreditável nos dias de hoje uma empresa não utilizar um antivírus em seu ambiente e não ter rotinas de backup. Não quero defender produto/plataforma/empresa A ou produto/plataforma/empresa B mas dizer abertamente que realmente ainda existem profissionais que não implementam políticas de segurança em seus negócios. Eu acho inadmissível uma empresa utilizar um antivírus gratuito em seu ambiente, principalmente pelo valor e a quantidade de fabricantes disponíveis no mercado. Nem que seja um backup semanal mas é necessário haver rotinas constantes para proteger não somente os arquivos mas todo o negócio da empresa.

Infelizmente sempre acreditamos que nunca acontecerá conosco. Vemos a desgraça ocorrendo com um colega, com um amigo, um parente mas nunca acreditamos que o mesmo acontecerá nas nossas vidas.

Não faço deste texto uma crítica aos profissionais de tecnologia mas sim um alerta. Isto vale para mim também.

Eu já aproveitei e comecei fazendo o backup dos contatos do meu celular… =)