Ataque Hacker: Guerra Global à vista?

Assistimos na última sexta-feira (12/05/2017), o mundo tecnológico entrar em pânico, presenciamos uma pequena amostra de como seria ou será uma guerra tecnológica: de um lado os Cracks (derivação correta para descrevemos criminosos virtuais), atacando máquinas com sua nova derivação de ransomware (wannaCrypt), do outro lado, Governos de mais de 100 países desesperados sem saber qual ação tomar para barrar essa praga. Uma solução rápida adotada pelo Países atacados e e também pelo Brasil foi puxar os servidores da tomada, como ocorreu com o Tribunal de Justiça de São Paulo, Ministério Público e INSS, forma extrema e necessária para barrar e evitar sequestro de dados durante o ataque, mas vamos entender o como funciona o WannaCrypt ou WannaCry como foi apelidado.

Ataque hacker derrubou diversos servidores no Brasil

Irei, contar um pequeno fato, ocorreu em anos anteriores, sabe aquela Agência de Segurança Nacional, mais conhecida como “NSA”, sim dos Estados Unidos da América, eles desenvolveram várias ferramentas de espionagens entre elas o ransomware, mas não contava que eles poderiam ser atacados e ter suas ferramentas roubadas, olha ai o feitiço virando contra o feiticeiro.

A primeira coisa que devemos entender como o WannaCry percorre, parece banal mais sim ele se propaga pela internet através de contas de e-mail, sabe aquele e-mail chamariz contendo, arquivo onde o usuário com seu poder de curiosidade executa, podendo ser ele .DOC, .XLXS e até mesmo .PDF, dentro destes arquivos estão contido códigos em MACRO (código malicioso), bastava ele ser executado que como um passe de mágica sua máquina estava sequestrada, ai vem a famosa pergunta, mas por que ele passou para minha rede, pois bem ele também tem um comportamento de worm e se replica pela rede, sem esquecer que está praga utiliza uma falha do Sistema Operacional Windows da empresa Microsoft.

Não adianta ter antivírus na sua máquina, sem ela estar totalmente atualizada. A Microsoft sabendo desta falha, disponibilizou uma atualização de segurança (KB4012598) para a tal correção, então por isso meu caro leitor, no momento em que você lê está matéria, você deveria checar se tem atualização pendente em seu equipamento.

Boas práticas para se defender de um ataque virtual

Então, nós do InfoNaVeia, deixaremos algumas boas práticas para evitar a contaminação e o sequestro de sua máquina durante um possível ataque criminoso, pois sabermos que entanto escrevemos está matéria, uma nova variação do WannaCry está sendo desenvolvida.

1- Mantenha sempre atualizado o seu sistema operacional, sendo ele Microsoft, Mac ou Linux, pois sabemos que a primeira versão do WannaCry, atingia outros sistemas operacionais.

2 – Mantenha sempre seu antivírus atualizado, seja ele qual for, mas pelo amor dos deuses da tecnologia, não fique sem nenhuma proteção.

3- Não abra arquivo que você ache suspeito, mesmo que seja da sua mãe, desconfie sempre.

4- Reforçando a 3 dica, perca a síndrome do clique compulsivo essa é a melhor dica para você evitar não somente o WannaCry, mas também qualquer praga virtual.

Espero que tenha gostado da matéria, divulguem em suas redes sociais, deixo abaixo link da Microsoft, sobre uma pergunta realizada em seu fórum.

Link extraído da Microsoft

Pergunta Microsoft sobre o Forum.

https://answers.microsoft.com/pt-br/protect/forum/protect_defender-protect_scanning/v%C3%ADrus-wanna-cry/3140653a-08b4-4829-b7eb-e0e560e1bffd

Atualização Manual da Microsoft:

[ Microsoft Update – Ransonware Wanna Cry ]

  • Roberto Campos

    É tudo culpa da Coreia. O Trump vai acabar com eles