Ubuntu 11.04 natty narwhal

Galera, hoje ( 28/04/2011 ), foi liberado para download a versão do ubuntu 11.04 com o codenome natty narwhal, ficou muito bacana com o gnome3,  mais para quem é amante da versão classica do gnome, pode deixar ele com a cara antiga, o mais legal é que agora, Ubuntu 11.04 tem suporte para touch logo você terá um tablet com linux, bem acho que falei de mais, quer testar mais essa maravilha de OpenSource, então entra no site do Ubuntu e baixe a nova versão.

Site do Ubuntu para download.

http://www.ubuntu.com/

Site do Ubuntu-BR

http://www.ubuntu-br.org/

Até mais

Cosmo

  • Luis Guzzardi

    Uma correção. O ubuntu 11.04 não vem com gnome3, mas sim o Unity por padrão. Só explicando, pra não ficar a impressão de que o Gnome3 é padrão no Ubuntu 11.04. Quanto ao tal Unity, utilizando durante 1 dia inteiro praticamente, notei que a barra lateral acaba perdendo o recurso de auto-ocultar, e fica por cima de todas as janelas. Um bugzinho chato. Somente reiniciando a seção você consegue resolver isso. E pra resumir minha experiência com o Unity: não gostei até aqui. Deixou o sistema muito confuso na minha opinião. O seu ponto positivo é o aproveitamento de tela, que está realmente melhor. Mas você acaba ficando perdido em diversas tarefas simples, e acaba perdendo tempo. Talvez daqui um tempo isso mude pra mim, vamos ver. E quanto ao Gnome3, este sim, na minha opinião se mostrou eficiente, elegante e deixa o usuário “menos perdido” do que o Unity. Vamos aguardar a integração dele com as principais distribuições Linux, pois com certeza isso vai acontecer. E um comentário que não quer calar: Sabemos que a “toda-poderosa” Canonical, criadora do Ubuntu, fez uma grande pressão ao grupo do Gnome, exigindo modificações e adaptações de recursos e funções focados no Ubuntu. Também sabemos que a Canonical acabou não sendo atendida, por isso “cortou” o foco do projeto Gnome de sua preciosa distribuição. A pergunta é: Com o lançamento do Gnome3, o pessoal da Canonical não se arrependeu dessa postura não? E para encerrar, vendo o banner no site da Canonical que parabenizava a equipe do Gnome pela nova versão, imeditamente fiquei com a mesma impressão de quando vemos uma criança cair no chão e levantar envergonhada e dizer: “nem doeu”…. Parabéns ao grupo do Gnome que manteve sua filosofia e postura contra a “Microsoft do Software livre” rss. Ok, posso ter exagerado nesta definição…. ou não..rs

    • Emerson Cosmo

      Primeiramente, quero agradecer o Comentário do Luis Guzzardi, que só faz o infonaveia melhora e crescer com qualidade. E é verdade o que ele disse, por isso quero retificar, o Ubuntu 11.04 NÃO vem com o Gnome3 e sim com o ambiente de trabalho “Unity”, bem em falando do Ubuntu 11.04 ontem (29/04/2011) resolvi fazer uma instalação do Zero, utilizei um notebook do Fabricante DELL Modelo Inspirion 1420 com o teclado padrão Estados Unidos Internacional (sem a tecla ç)e Webcam, ao começar a instalação escolhi o idioma “Português Brasil”, para lá na frente configurar o teclado corretamente e fazer as acentuações corretas, senti falta do particionamento personalizado então, não consegui criar um, Diretório com a nomeclatura “/dados”, mais continuei instalando da forma padrão (/boot, / , /home, /var /……), até chegar a hora de configurar o teclado e para minha surpresa, não achei a opção “EUA Internacional Alternativo (antigo us_int)”, então fui obrigado novamente a não configurar o teclado e seguir o padrão, (estava loco para usar o Ubuntu11.04) e após instalação, eu troquei o “Unity” padrão pela versão classica (pois não curti muito a nova versão), ao usar tive mais uma surpressa, ele se comportou meio estranho, mais era de se esperar, quando um sistema acaba de sair do forno quentinho, pelo menos em alguns dias o Ubuntu11.04 estará estavél ao contrario dos usuários da Microsoft, que tem que conviver com o erro por alguns semestres até a liberação de algum Service Pack que resolvam os Bugs e Falhas de Segurança. Novamente obrigado Luis Guzzardi, pelo seu comentário.

      ATT
      Cosmo

  • Elppans Dark Elven

    Para quem usa um computador “DELL OptiPlex GX270”, não consegue visualizar o ambiente gráfico como deveria, fica tudo preto e ao clicar em qualquer lugar, o gráfico pisca e fica mais estranho ainda. mas há uma solução:
    para usar o live, apertar a tecla F6 e escolher as opções acpi=off noapic nolapic edd=on nodmraid nomodeset
    (não sei qual dessas opções resolveu, mas por via das dúvidas, melhor escolher todas estas) e faça o boot.
    Para quem acabou de instalar no HD, ao iniciar o gráfico, não entre ainda, vá até o terminal (alt+F1), se logue, faça sudo su, vá até a pasta “/etc/default e edite o arquivo grub:
    #vim.tiny grub
    aonde está GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=”quiet splash”, deixe assim:
    GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=”acpi=off noapic nolapic edd=on nodmraid nomodeset quiet splash”
    salve e saia e depois faça o comando:
    update-grub2
    após isto, dê um reboot e ao iniciar de novo, escolha o ambiente Gnome classic e se logue.
    pra mim deu tudo certo e estou conseguindo usar normalmente.
    Abraços, espero que tenha ajudado alguns com o mesmo problema