O que fazer quando o fantástico disco SSD já não é o mais rápido?

A empresa TuneUp detectou esta situação e realizou uma análise em seu laboratório, identificando a origem deste funcionamento pouco desejável e como TuneUp Utilities 2013 põe em prática as melhores soluções para combatê-lo.

Em apenas duas semanas de uso, um dispositivo de última geração, PC, notebook ou tablet, com potentes características de sistema, CPU, RAM e disco SSD, apresenta lentidão ao inicializar o sistema, demora ao abrir janelas e inclusive problemas ao usar alguns aplicativos. Neste cenário o disco SSD deixa ser uma ajuda e acaba retardando o sistema, por causa de sua capacidade limitada de armazenamento.

Tuneup Integrator
TuneUp Utilities 2013: interface do software

Nos testes que TuneUp realizou em seu laboratório avaliou o comportamento habitual do Windows, comprovando que o sistema operacional, a pasta pré-determinada do usuário, a pasta dos programas, o arquivo swap e a hibernação ocupam por volta de 20GB de espaço no disco, isso sem ter se começado a usar o sistema. Logo, os programas básicos necessários além do Office, Photoshop e outros programas habituais, ocupam um volume importante, outros 15GB. Somente ao usar um sistema Windows e seus programas diariamente, se acumulam gigas de dados temporários desnecessários.

tuneup-Samsung_TabletUsando por exemplo um Tablet Samsung de ultima geração com CPU Core i5, 4GB de RAM, SSD de 64GB e Windows 8 instalado, pode-se dizer que antes mesmo de começar a usá-lo restam apenas 30 GB disponíveis para armazenamento. E após 2 semanas de uso se acumulam outros 5 gigabytes de dados desnecessários. Sem contar os arquivos e documentos pessoais que foram salvos e ainda serão salvos, a previsão é que em 2 ou 3 semanas o disco esteja completamente cheio de arquivos desnecessários.

Aqui é onde as novas ferramentas de limpeza de TuneUp Utilities entram em ação. O TuneUp Disk Cleaner limpa registros de chat, lista de histórico e arquivos cache de mais de 150 programas populares, com apenas um procedimento. Desfaz-se também facilmente de arquivos antigos que não são usados e ocupam vários gigabytes de espaço, de arquivos de registro e de arquivos temporários gerados por mais de 28 funções do Windows® além de eliminar resíduos de softwares desinstalados, gigantescos relatórios de erros, arquivos temporários e muito mais.

Os resultados dos testes utilizando TuneUp Disk Cleaner no tablet Samsung, mostraram mais de 3.000 arquivos (total de 5 GB) de dados potencialmente desnecessários, que precisam de limpeza, entre eles estão pastas vazias, arquivos temporários, caches esquecidas e muito mais. Esses arquivos geram caos nos dados no disco SSD, que é susceptível a causar problemas de estabilidade.

Para saber mais informações sobre TuneUp Utilities e otimização do Windows, confira as novidades em nossa na área de imprensa.

Sobre TuneUp

TuneUp é líder no fornecimento de ferramentas de softwares inteligentes que permitem aos usuários aumentar o desempenho e a segurança dos seus computadores. Desde 1997 a marca TuneUp tem produzido os melhores produtos de sua categoria e com uma alta qualidade. A fim de manter elevados padrões de qualidade e ser independente de patentes, licenças e fornecedores externos, a empresa desenvolve todas as suas soluções in-house. O estreito contato com os clientes e seus comentários e sugestões, permitem à empresa atualizar o produto continuadamente atendendo às necessidades dos clientes.

TuneUp Utilities está disponível em Português, Inglês, Alemão, Francês, Espanhol, Holandês, Italiano, Polaco, Japonês, Russo, Chinês e Coreano. Os usuários finais podem encontrar mais informações sobre TuneUp Utilities na página web: www.tuneup-software.com.br ou http://www.tuneup.pt/

* Este artigo é um press release da equipe TuneUp
  • Emilia

    Adorei a matéria!!! Curto muito o TuneUp Utilities e ainda não tinhas testado a nova versão e TuneUp Disk CLeaner…Vale muito a pena!!!

    • Eu tb uso o TuneUp e falo que ele é sensacional. Um ótimo programa para manutenção do sistema.

  • Raphaelvsf

    SECURE ERASE

    to com um samsung evo que tem 4 teras gravados, 500 reboots, 564981564865 formatações e a saúde do bicho ta em 100000000000% estorando de rapido

    agora to namorando a 850 EVO deve ser o bicho