Antivirus Online

Ontem relatei minha desagradável experiência com a atualização do vDownloader e o risco de ficar exposto a um spyware/hijacker. Isto me levou a buscar algumas soluções online de antivírus, além da que já tenho instalada, e acabei encontrando duas muito boas e deixarei-as aqui como dica para você que nos acompanha aqui no InfoNaVeia.

Diferente da solução completa de antivírus, estas ferramentas online fazem uma varredura nos principais itens do computador (arquivos de sistema, aplicativos instalados, registro do Windows, arquivos de inicialização, etc), procura ameaças (threats) e remove-as e no caso da solução online da Kaspersky, indica os pontos do sistema operacional (Windows) que estão vulneráveis ou suscetíveis a ataques digitais. Vou falar um pouco sobre as duas opções que escolhi e gostei:

Kaspersky Antivírus Online

A varredura não é tão demorada mas além de checar a existência de vírus e outros tipos de ameaça, ainda relata os pontos vulneráveis, como acesso a disco rígidos, partições e outras configurações no Windows que podem nos deixar expostos a ataques.

http://brazil.kaspersky.com/produtos/antivirus-online-gratis

Trend Micro HouseCall

A varredura demorou um pouco mais e foi tão completa quanto o Kaspersky. Apesar de não relatar os pontos vulneráveis do sistema operacional, não deixou nada a desejar.

http://housecall.trendmicro.com/us/

Considerações Finais

Lembre-se que estes produtos agem como um “segunda opinião”, e não como solução imediata. Com alto nível de ameaças existentes, sempre é importante possuir um antivírus, versão simples (apenas antivírus) ou as versões intermediárias, mais indicadas para aqueles que estão constantemente navegando na internet, que o caso da grande maioria dos internautas, a versão “Internet Security”, onde os desenvolvedores disponibilizam os recursos de antivírus mais a proteção para internet, como firewall, anti-phishing, entre outros.

As ameaças estão sempre aí, o importante é não termos o “comportamento de risco” e sempre usarmos camisinha ter um antvírus  instalado e mantê-lo atualizado, o firewall ativo e não sair clicando em links suspeitos, que existem aos milhares pela web.