Criando meu primeiro relatório em Crystal Reports 9

A ferramenta Crystal Report é muito forte para criação de relatório, desing de boleto bancário, consulta SQL, fórmula, recebimento de dados de outras ferramentas via programação, soma de valor, chamar um sub-relatório dentro dele e entre outras necessidades.

Existe pouca informação na Web e espero ajudar os desenvolvedores com este Artigo. No final do texto, deixei um link para baixar uma base de dados do SQL Server e um arquivo do Crystal Report 9.

Então vamos a programação e boa sorte!

Abrir o Crystal Report 9, selecionar relatório em branco (As  Blank Report).
Conectar ao banco de dados SQL Server usando conexão OLE DB (ADO)

Escolher o Provedor de acesso.

 

Colocar as informações da conexão, escolhendo o Servidor do banco de dados. Podem optar entre segurança integrada ou colocar as informações de acesso como Uusuário e Senha.
Por fim selecionando a base de dado e clique em Concluir.

Selecionar as tabelas e adicionar.

Após isto o Crystal Report irá mostrar as tabelas e seu relacionamento, por fim clique para finalizar o processo.

Vou já mostrar o resultado final de um relatório de pedido, tendo as seguintes informações.

Número do Pedido, Código e Nome da Pessoa, Data do pedido, valor do pedido e a soma do valor do pedido.

Design. Parte do desenvolvimento

Preview: Resultado do desejado ou a execução

Primeiro vamos criar duas formulas e iremos formatar os campos.

Encontramos dentro do Field Explorer.

Clique com o botão direito sobre o Formula Fields e clique em New, vai pedir o nome da fórmula, preencha o nome como NumeroPedido e clique em Use Editor.

Abrindo a tela teremos 3 janelas acima do local onde iremos colocar o código fonte e ao seu lado esquerdo terá um Explorer com várias pastas, sendo uma delas chamada Formula Fields, onde se encontraram todas as formulas que você fazer.

Na janela onde encontra as tabelas, selecione o campo e arraste até o código fonte. Irá criar um valor desta maneira no código fonte: {TbPedido.IdCodigoPedido}

Para testar a função criada clique na opção ao lado do Save chamada Check e teste a fórmula criada. Irá retornar uma mensagem escrita: “No errors found”, isto indica que não existe erros no código. Para formatar o campo que incluímos no código fonte, iremos usar uma função própria do Crystal Report, chamada ToText(x,y).

ToText(x,y) Está função serve para converter número, data, boolean e tempo para uma string, permitindo assim um controle na formatação que deseja apresentar no relatório. O formato que iremos usar é 00000.

No código fonte ficará desta forma.
ToText({TbPedido.IdCodigoPedido}, “00000”)

Crie uma fórmula Nome e veja o resultado.
ToText({TbPedido.IdCodigoPessoa}, “00000”)  & ” – ” & {TbPessoa.NomePessoa}

Adiciona o campo Data e formate ele no padrão brasileiro, dd/MM/yyyy HH:mm:ss.
É bem simples, clique com o botão direito sobre o campo selecione Format Editor, Customize, abra a aba Date. Selecione a opção Order DMY, depois Time e seleciona a opção 24 Hour  e clique em Ok.

Faça o mesmo processo no campo ValorPedido e veja o resultado.

Para criar o SUM do valor de pedido clique com o botão diretio sobre o valorpedido, selecione a opção Insert, depois em Summary. Ele vai abri uma opção para fazer a somatória da coluna, seleciona a opção deseja e clique em Ok.

Pronto você criou seu primeiro relatório no Crystal Report.

Aguarde até a próxima e espero que tenham gostado.

(arquivos para download aqui)

  • Uilian Alves de Carvalho

    mudei de servidor subrelatorio não funciona crystal11!

  • Uilian Alves de Carvalho

    descobri que tenho que atualizar o subrelatorio, desvincular o subrelatorio do relatorio e vincula-lo novamente! deu certo. fica a dica!