Dicas de Carreira

Você sabe o que é um MEI?

O MEI é o que chamamos de MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL. Foi criado pelo Governo como uma forma de legalizar a informalidade de muitos profissionais autônomos em vários segmentos do mercado.

Para alguns é uma forma do Governo controlar o seu trabalho e poder arrecadar mais as nossas custas mas observando pelo lado prático, é uma opção onde um consultor autônomo pode emitir nota fiscal, melhorando sua carteira de clientes, e também pagar o INSS e garantir a sua aposentadoria no futuro.

Citando algumas características sobre o MEI, podemos dizer que:

MEI (MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL)

Permite que um profissional autônomo regularize seu trabalho, fornecendo rapidamente um CNPJ, formalizando assim uma empresa (com apenas um sócio, o empreendedor individual), permitindo a emissão de nota fiscal e pagamento de tributos com valor reduzido.

– Atividades Permitidas: para a área de TI, é possível regularizar atividades como instrutor de informática; manutenção de computadores; instalador de redes; comércio de equipamento de áudio, vídeo e suprimentos de informática, entre outros.

– Faturamento Mensal: o limite máximo de faturamento de um MEI é de até R$ 6.000,00/ano ou R$ 5.000,00/mês.

– Funcionários: é permitido ao MEI contratar até um (01) funcionário, registrado, pelas leis da CLT.

Recomendo uma visita ao site do SEBRAE sobre a modalidade e sugiro também um contato com os consultores da instituição para outras dúvidas. Para quem pretender trabalhar de forma autônoma como consultor e afins na área de TI, é uma forma rápida e prática para atuar dentro da legalidade.