Sobre Gansos e Equipes

Encontrei este texto na minha última “faxina da gavetas” e achei-o bem interessante. Não sei quem é o autor, se alguém souber, avise.

Quando você vê gansos voando em formação “V”, você pode ficar curioso quanto às razões pelas quais eles escolhem voar dessa forma. A seguir algumas descobertas feitas pelos cientista:

FATO: À medida em que cada ave bate suas asas, ela cria uma sustentação para a ave seguinte. Voando em formação “V”, o grupo inteiro consegue voar pelo menos 71% a mais do que se cada ave voasse isoladamente.

VERDADE: Pessoas que compartilham uma direção comum e um senso de equipe, chegam ao seu destino mais depressa e facilmente, porque elas se apoiam na confiança umas das outras.

FATO: Sempre que um ganso sai fora da formação, ele repentinamente sente a resistência e o arrasto de tentar voar só, e rapidamente retorna à formação, para tirar vantagem do poder de sustentação da ave imediatamente à frente.

VERDADE: Existe força, poder e segurança em grupo, quando viajando na mesma direção com pessoas que compartilham um objetivo comum.

FATO: Quando o ganso líder se cansa, ele vai para a traseira do “V”, enquanto um outro ganso assume a ponta.

VERDADE: É vantajoso o revezamento, quando se necessita fazer um trabalho árduo.

FATO: Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente a manterem o ritmo e a velocidade.

VERDADE: Todos nós necessitamos ser reforçados com apoio ativo e encorajamento.

FATO: Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois gansos saem da formação e o seguem, para ajudá-lo a protegê-lo. Eles o acompanham até a solução do problema e, então, reiniciam a jornada a três ou juntando-se a outra formação, até encontrarem o seu grupo original.

VERDADE: Precisamos ser solidários nas dificuldades.

Felizmente, existem mais gansos do que perus na vida…

Vamos procurar nos lembrar mais frequentemente de da umr ´grasnado´de encorajamento e nos apoiarmos uns  aos outros com amizade