Dicas de Carreira

ITIL V3 Expert: escolhas são sempre os primeiros passos

Sei que parece uma infinita série sobre certificações, mas resolvi dividir as coisas, e dar informações úteis para cada uma delas.

A de hoje é sobre a Certificação ITIL V3 Expert. Em linhas gerais, ela vem substituir as certificações Manager do ITIL V2, e tem algumas diferenças em formato de certificação, provas e habilitação para realizar a prova final.

Os custos são bem altos, e cabe sempre fazer um balanceamento do que você precisa e o que você quer. As vezes não podemos ter os dois, e ai chega a hora de escolher.

Uma coisa que tem enchido as salas de aula para ITIL V3 Expert, é que você pode ter “aumento de salário”. Mas não é tanto assim. Só para termos uma idéia, a maioria das pessoas acha que ITIL é burocratizar a TI. Não entendem os benefícios de gerenciar um serviço de TI como um ativo dentro da organização. O serviço de TI deve apoiar o negócio, alavancá-lo, tirar as restrições dos processos de negócios. ITIL auxilia nessa condução, como outros modelos e guias de melhores práticas que são complementares a ele.

Acredito que nosso capítulo Brasileiro de ITIL é muito pacífico, não há muitas ações educacionais, não existe uma proposta de ampliar a utilização do modelo no Brasil, então a profissão de Especialista em ITIL ainda é uma aposta, e como tal, deve ter seus riscos gerenciados.

Como quis fazer o mais completo possível, ficou muito grande e depois de uma sugestão (do @rzaratin – praticamente parceiro do blog hehe) coloquei como um arquivo PDF para download.

Para aqueles que pretendem fazer a certificação ou já pensaram nisso e não tem certeza por onde começar, fiz o texto que está no anexo abaixo.

Façam o download. Tirem suas dúvidas pelos comentários. Estarei a disposição para isso! Críticas, serão sempre bem vindas também!

Aproveitem!

ITILExpertPassoaPasso