Renovação Bilhete Único Especial

A história da renovação do bilhete único especial da Di começou em Julho/2015. A validade do bilhete atual é 30 de Setembro/2015. Em Julho entrei em contato na SPTRANS, no posto localizado no metrô Marechal Deodoro e me deram a informação que o processo de renovação é finalizado em um mês, contando a entrega dos documentos e chegada do novo bilhete. Achei melhor começarmos a renovação antes, para termos um tempo de respiro entre chegar o novo e vencer o velho. E aqui começa a história chamada…

Renovação do Bilhete Único Especial

27 de Julho de 2015

Eu estava de folga neste dia, aproveitei para irmos até o posto da Marechal Deodoro e checar a documentação necessária. O atendente disse que é necessário um laudo recente para comprovar o CID. (Observação: O CID da Di é de lesão permanente, o que dispensa o “laudo recente”)

Para não termos complicações, lá vamos nós procurar um neurologista mas isto fica para outra história.

30 de Julho de 2015

Di entregou a documentação necessária. Novamente repetem a informação que até 20 dias receberíamos o novo bilhete caso tudo estivesse correto ou uma carta justificando a rejeição do pedido.

26 de Agosto de 2015

Recebemos a carta negando o pedido de renovação e com instruções para entrar em contato com o telefone (11) 3124-2605 para passar o protocolo informado e agendar o laudo feito pelo médico da SPTRANS. Liguei no dia seguinte, informei o número do protocolo e alguns dados pessoais e veio a grande surpresa: a próxima data disponível era 16 de Outubro de 2015. DEZESSEIS dias depois do vencimento do bilhete único  especial atual. A instrução é chegar no local (Rua Cachoeira 1.140 – Pari) entre 7:00 e 10:00, com a garantia que todos que chegarem neste intervalo serão atendidos. Vamos relembrar que no primeiro contato com a SPTRANS a atendente me garantiu que tudo seria resolvido em “20 dias”

16 de Outubro de 2015

Finalmente chegou o dia do laudo. Como não tínhamos ideia do tempo de atendimento e a quantidade de pessoas no local, decidimos chegar o mais cedo possível. Saímos de casa cedo e desembarcamos na estação Bresser por volta das 6:20. O plano inicial era pegar um táxi via 99táxis ou usar o UBER mas pela localidade e por já conhecer a topografia do bairro, optei por irmos a pé até lá. Foram pouco mais de 20 minutos de caminhada e chegamos na SPTRANS por volta de 6:50 e já haviam 07 pessoas na nossa frente aguardando a abertura do portão, que ocorreu pontualmente às 7:00.

Ao entramos, utilizaram as cartas como forma de ordenar a chegada e sequência de atendimento. Apenas conferiram o RG para confrontar foto e nome e por volta das 7:50 começaram a chamar as pessoas da primeira leva. Neste meio tempo foram chegando mais pessoas e o local foi ficando lotado.

Fomos chamados por volta de 8:10. Havia apenas um médico atendendo e após algumas perguntas sobre o quadro clínico, o mesmo deferiu o processo e nos deu o prazo de 15 dias para recebermos o novo bilhete único especial. Infelizmente não questionei se eram 15 dias úteis ou corridos.

Observação importante: segundo os seguranças do local, é permitido estacionar seu carro dentro da SPTRANS durante o período que o laudo é feito. Isso é ótimo visto que ao redor da SPTRANS não temos muitos estacionamentos e maior parte das ruas são proibidas para estacionar e um outro tanto é ocupado pelas diversas fábricas e galpões instalados na região.

09 de Novembro de 2015

24 dias após o laudo ser deferido, o bilhete único especial ainda não chegou. Entrei em contato com a SPTRANS, na unidade de atendimento para deficientes físicos, no metrô Marechal Deodoro. A atendente disse não soube passar detalhes e me instruiu a ligar na unidade da Rua Boa Vista. Ligando lá, descobrimos que o bilhete foi postado no Correios no dia 23 de Outubro e como estava em trânsito, provavelmente ainda não chegou devido ao feriado de Finados (02 de Novembro). Continuamos aguardando o fim da história.

13 de Novembro de 2015

O bilhete ainda não chegou. Falei com a SPTRANS novamente, a instrução do dia foi cancelar o enviado anteriormente, solicitar um novo e retirá-lo na SPTRANS, na Rua Boa Vista. Se o bilhete não chegou até hoje, não chegará mais mesmo. Autorizamos o procedimento e faremos novo contato na próxima semana para saber se o bilhete já está disponível para retirada.

18 de Novembro de 2015

O bilhete está sendo “personalizado” e não está disponível para retirada

19 de Novembro de 2015

Bilhete ainda indisponível para retirada.

23 de Novembro de 2015

Finalmente o bilhete único especial está disponível para retirada.

25 de Novembro

Fomos na rua Boa Vista 128. Desta vez não chegamos tão cedo, era próximo das 10:00 horas. Pegamos senha 68, no painel estava 51 e 03 atendentes no balcão. 15 minutos depois, outros 03 atendentes começaram a atender e em menos de uma hora, finalmente, recebemos o bilhete único especial renovado, porém agora a validade é no dia do aniversário do beneficiado. Nosso Bilhete agora vencerá em Maio/2017.

Bilhete Único Especial: Moral da História

Resumindo toda esta aventura, minha opinião é que devido a última revisão de contratos da SPTRANS com as empresas prestadoras de serviço, isto justificaria passar novamente por todo este processo burocrático. Também levo em consideração o que ouvi dos próprios funcionários da SPTRANS, que alguns códigos CID não teriam mais direito ao benefício, por isto a necessidade de refazer todo o processo.

Bilhete Único Especial

O que vale realmente é estar atento a todos estes prazos e optar por iniciar a renovação do bilhete único especial pelo menos 04 meses antes do término da validade para não passar quase 02 meses tirando as passagens do próprio bolso. É difícil ter que escolher entre o direito de ir e vir e comprar medicamentos e itens de saúde, pois um atendente mal informado disse que tudo estaria resolvido em até 30 dias.

A esperança agora é não ter que passar por isto novamente daqui 02 anos quando formos renovar o benefício novamente. De qualquer forma, esta experiência já me deixa tarimbado a entrar em contato com a SPTRANS pelo menos 04 meses antes do fim da validade do bilhete único especial. Fica dica aí pra você que está lendo nossa epopeia e precisa renovar seu benefício em breve.